PENSAMENTOS LÓGICO-MATEMÁTICO – Estímulo-resposta

A Escola Clássica da educação tem um método de avaliação que privilegia respostas precisas e não respostas criativas. Além disso, o medo de errar, ser criticada, zombada e passar por situações que a ridicularizem, acabam bloqueando a inteligência de crianças por grande parte, se não, toda a sua vida. Não somos incentivados a libertar nossa imaginaçao. Quem já não foi vítima de chacotas na escola ou grupo de amigos por tentar usar respostas criativo-inventivas?
O pior de tudo é que os pais acabam sufocando seus filhos em seu pensamento Intuitivo-criativo. Quando os filhos ainda bebezinhos, não medem esforços para fazer-lhes feliz, arrancar-lhes um sorriso. Inventam milhares de brincadeiras e exigem das crianças um pensamento criativo e uma visão positiva sobre tudo.
O problema está quando crescemos. Nosso pais passam a ser um manual de Bons Modos e da Boa Ética e acabam nos limitando em nosso universo criativo. Jogos lúdicos criados por Jean Jacque Piaget nos ‘auxiliaram’ muito a desenvolvermos nossa visão cartesiana e linear.

0 comentários:

Postar um comentário