Medos - natureza humana


Quem nunca travou com aquele 'friozinho' na barriga?
Você sente medo ou algum tipo de fobia?
Segundo a Wikipédia, O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.

No filme Batman Begins, o "cavaleiro das trevas" mostra claramente que, somente vence seus medos quando passa a enfrentá-los. Quando o medo se torna mensurável passamos a ter noção de como podemos combaté-lo. No caso mencionado o personagem central, interpretado pelo ator Christian Bale mostra que seu medo para a ser vencido quando ele vai e começa a bater de frente com o seu pavor.  O Homem-Mocego em sua infância acaba, por descuido, caindo em um poço fundo e escuro onde se depara com muitos morcegos e isso passa a atormentá-lo desde então. Isso acontece por que decoramos o roteiro emocional negativo quando somos rejeitados ou nos deparamos com situações embaraçosas que nos deixam aquém do esperado pelos outros.
Em uma crise de maturidade ele vai até o local do ocorrido e de forma corajosa passa a  enfrentar seu principal medo de frente. Ai então é que ele se liberta do medo dos morcegos. Isso passa a ser a sua principal arma no combate ao crime.

Modelo Estímulo/Resposta
Somos acostumados ao Modelo Reativo de reação, ou seja, não analisamos a situação a fundo e simplesmente reagimos a tal situação. O modelo Pró-ativo já é diferente, pois entre o  Estímulo/Resposta existe a autoconsciência, a imaginação e a inspiração. Todos esses fatores nos diferenciam do resto dos animais. Então ao invés de simplesmente REAGIR a um estímulo externo, passe a AGIR com a Autoconsciência e Imaginação e tome uma atitude perante os fatos.

"Entre o estímulo e a resposta
encontra-se a liberdade
de escolha do ser humano"


Mais informações em Os 7 hábitos das pessoas altamente Eficazes - Stephen R. Covey (Editora Best Seller)
Batman Desmascarado -  A psicologia do cavaleiro das trevas - The History Channel HD - Direção Steven Smith - 2008 Documentário

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Online na Área de Gestão e Liderança
phoenix netmarketing