Iniciativa / Criatividade / Ousadia / Responsabilidade


Nem sempre a situação será favorável a nós e nem sempre estaremos satisfeitos com o que se dirigirá a nós. A iniciativa de querer mudar nossa realidade fará com que passamos a encarar as situações e não somente reclamarmos e ficarmos parado diantes delas. Exsitem muita diferença entre o que a gente ouve pra aquilo que queremos ouvir!

Se fizermos questionamentos como:
O que levou a tal situação? Como posso colaborar com a mesma? passaremos a colaborar com nosso ambiente de forma positiva. Se começarmos a reclamar da situação, acabaremos não vendo as possíveis  esoluções que, na maioria das vezes, são simples de resolver. A irritação acaba nos bloqueando algumas  faculdades que temos como a imaginação e a criatividade. Toda a pessoa que não consegue arranjar uma  solução para alguma situação acaba provocando a "deleção" de um determinado fato que pra ela esteja sendo doloroso suportar ou enfrentar.
Ex: se estamos com pressa e esquecemos a chave do carro ou da casa em algum lugar e não a achamos, isso passa a nos irritar. Com tal irritação a nossa energia acaba se esvaindo de forma inadequada e como defesa nosso cérebro passa a bloquear as informações referentes àquela situação. Em síntese, toda a situação conflitiva tende a ser desgastante e nosso cérebro acaba agindo como uma sentinela e protejendo nossa memória para desgastes futuros.

A ousadia é importantíssima para que possamos expandir nossos paradigmas e termos mais energia e criatividade para resolvermos nossos conflitos. Por mais simples que seja uma alternativa, passe a imaginá-la na resolução de sua situação embaraçosa. A ousadia fará com que você não se trave por si ou por opiniões alheias. Não saber resolver um problema não quer dizer que você não deverá saber enfrentá-lo. Imaginação, autocrítica, autoconsciência, empatia, assertividade, respeito, ousadia e responsabilidade são alguns dos ingredientes para que possamos ter um melhor aproveitamento de nossos atritos diários.

Responsabilidade: Respons-habilidade - habilidade de dar respostas. Para cada reação existe, teoricamente, uma reação, mas isso não deveria ser visto somente pela ótica da física e sim pela ótica da racionalidade. Se para cada situação existe uma nova reação, então eu poderia agir ou me deixar levar simplesmente por meu instinto. Porém o Homem é um ser gregário - faz parte de uma grei, grupo, ou sociedade. Não fomos concebidos para viver isoladamente. A sociedae humana foi construída com base na divisão de tarefas para facilitar a vida de todos e aumentar a capacidade individual de sobrevivência. Se o homem não consegue viver sozinho, ele terá muita dificuldade de viver em grupo. É através das adversidades que nasce a diversidade criativa onde nos é exigido uma superação a cada dia de nossos atritos para criar pessoas com capacidade de conviver harmoniosamente e através desse convívio a capacidade de responder pelo seu crescimento pessoal.

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Online na Área de Gestão e Liderança
phoenix netmarketing