Os Mecanismos do Fracasso - Parte Dois

O que te faz despertar de manhã cedo?
Quais os motivos e razões de sua existência?

Devido a críticas e pré-julgamentos, acabamos nos privando de várias coisas em nossa vida. Deixamos de alimentar sonhos e almejar nossas realizações. Por isso que nos trabalhamos somente para enchermos a barriga. Homo Bios supera o Homo Sapiens - somos em essência instintivos e isso nos faz agir somente pela nossa sobrevivência e não mais por nosso bem-estar. Nada de novo surge para os olhos de quem somente busca sua subsistência.

INCERTEZA - Críticas e mal-estar. Uma pessoa acha que não tomando decisões acabará sendo banida de receber críticas ou rejeições, que será salva caso sua opinião venha a dar errado e assim não sofrer as consequências. Esse tipo de pessoa se acha perfeita e críticas acabariam afetando a auto-imagem que ela acredita ter. Qualquer decisão é caso de vida ou morte para ela, por isso demora tanto tempo para se posicionar diante de uma situação. A pessoa incerta não vive por medo de dar um pulo e molhar os pés.

RESSENTIMENTO - Reação que fabrica desculpas por parte do fracassado. Vive buscando um bode expiatório para não assumir suas responsabilidades e assumir a culpa por sua situação. Em todo o lugar encontra evidências de que o mundo o está errado e fica ressentida com tudo ao seu redor. O ressentimento não torna mais fácil a aceitação, pelo contrário, ela acaba o envolvendo cada vez mais em frustração e raiva mal dirigida. Cheia de queixas, a pessoa ressentida passa a antagonizar os outros assim gerando um movimento de inimizades. Passa a sofrer de autopiedade, pois se julga vítima de injustiça. Quanto mais sente pena de si , mais inferior é sua sensação passando a realimentar o ciclo de ressentimento com pessoas próximas. Somente ao formar uma imagem realista de si mesmo e demonstrar respeito pelo seu Eu é que ela irá romper o hábito do pensamento ressentido (componente básico do mecanismo do fracasso).

VAZIO - Pessoas bem-sucedidas e que são ressentidas, frustradas, como traços de insegurança, se tornam solitárias e também aplicam uma agressivade mal dirigida com amigos e colaboradores. Obtiveram dinheiro e não souberam o que fazer com ele. Viajam por todo o mundo, e em todas as partes sentem o mesmo vazio - abriram mão de viver  criativamente.
O vazio é sintoma de uma auto-imagem fraca.
Se afastar do trabalho, fugir das responsabilidades também sinaliza uma parte do mecanisno. Somente desejar que o tempo passe e não fazer nada para aproveitá-lo é um insulto à vida que temos. Se alcançam o sucesso sentem-se criminosas, devido a seus mapas mentais e crenças enraizadas negativamente. Isso transforma suas vitórias em algo maculado (quase um pecado) . O vazio simboliza o mecanismo do fracasso em seu funcionamento total.


A construção de uma auto-imagem sólida se dá, grande parte, em nossa infância quando em nossos primeiros convívios na sociedade enfrentamos nossos primeiros embates de personalidade. Devemos travar diálogos ao invés de sermos protagonistas nas Disputas de Ego. Atiçar nossa curiosidade ao invés da críticidade. Queira saber o que levou aquela pessoa a estar na situação em que está. Assim não criaremos mais pessoas complexadas e sim laços mais fortes de amizade, compreensão e satisfação.

0 comentários:

Postar um comentário

Cursos Online na Área de Gestão e Liderança
phoenix netmarketing