Os Mecanismos do Fracasso - Primeira parte

Todos nós quando crianças já tivemos vários sonhos. Hoje se analisarmos, veremos que esses sonhos "desapareceram" de nossa mente por vários fatores, como: julgamentos e pré-julgamentos de pais e amigos e a falta de perspectiva na realização de nossos objetivos. Toda aquela empolgação e euforia vão se esvaindo com o passar dos anos e quando somos adolescentes já esquecemos daquele fator que nos faz 'brilhar os olhos'. Algumas das sensações abaixo retratam essa situação:



FRUSTRAÇÃO - Isso se dá, na maioria dos caso, por causa da natureza imperfeita do ser humano e pela natureza do mundo. Você tem metas perfeccionistas? Lembre-se que a fúria-frustrada não dá resultado para adultos, somente para algumas crianças que sem emburram e fazem 'bico'.

Foque nos seus próprios progressos, assim você avançará. Com dificuldade, porém avançará.

AGRESSIVIDADE - A agressividade em si não é um fato ruim, o problema se dá quando ela é mal canalizada. Isso também se caracteriza com um dos sintomas do fracasso. Ciclo frustração-agressvidade: agir bruscamente com a esposa ou marido, ser agressivo com os filhos e com terceiros gratuitamente, insultar seus amigos e vizinhos, antagonizar seus colaboradores. Sua fúria tende a aumentar e proporcionalmente seu relacionamento com as pessoas vai se esvaindo. A pessoa agressivo-frustrada precisa entender que pode por si só tem condições de realizar seus sonhos e objetivos de maneira produtiva e positiva! Para isso deverá contar com seu semelhante.

INSEGURANÇA - Sensação de insuficiência interior. Quando sentimos que não conhecemos nossos desafios adequadamente ficamos inseguros. Porém, nem sempre são nossos recursos interiores que estão falhando, e sim nossos PADRÕES PERFECCIONISTAS que não nos deixam seguros para executarmos nada até o final. Geralmente pessoas inseguras são extremante competentes, e devido a metas impossíveis acabam caindo em uma auto-crítica constante. Tal sensação de pré-julgamento acaba limitando nossos potencial criativo e de execução.

SOLIDÃO - Sensação de estar extremamente separado de outra pessoa, de si mesmo, e da vida. Essa é uma das sensações mais comuns entre as pessoas. Uma das recomendações é que compartilhemos nossos anseios e frustrações com pessoas que gostamos e estimamos.


Algumas das sensações acima são o retrato de muitos pais de família, muitos jovens e adolescentes. Ter metas bem definidas e a consciência de que somos capazes de alcançá-las é fundamental para nossa auto-realização. Acredite em seu progresso, apesar de pouco, mas acredite.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana essas ideias cara, elas falam realmente tudo que nos encomoda e que as vezes parecem o fim do mundo!!! Abração...

Marcelo Fontoura disse...

Realmente parecem o fim do mundo porque nossa aceitação passa a ser sobre a visão dos outros e não sobre nossas virtudes. Buscamos o padrão de aceitação e não o da realização. Nós buscamos nossas realizações baseadas em nosso Propósito Oculto ou somente por uma Intenção Aparente?

Postar um comentário

Cursos Online na Área de Gestão e Liderança
phoenix netmarketing